APRESENTAÇÃO

POR

LUIS PELLEGRINI

"Toda teoria será
provisória enquanto
a Vida for Dinâmica"
Carlos Buby

Templo Guaracy

O Templo Guaracy do Brasil é uma instituição Espiritualista, Monoteísta, Apolítica, sem fins comerciais, isenta de preconceitos, legalmente constituída em 02 de agosto de 1973. O objetivo e compromisso fundamental do TGB é a preservação e o desenvolvimento pleno da Vida. Em uma dimensão filosófica mais profunda, o TGB reconhece a Vida como sendo a expressão mais essencial da Luz Primordial que em algum momento da Eternidade se fragmentou, dando origem ao mundo das diferentes formas de realidade (Efeito de Dan).


O conceito de individuação - o processo pelo qual uma pessoa torna-se a si mesma, inteira, indivisível e distinta de outras pessoas ou da psicologia coletiva -, associado ao Princípio Holístico do Universo, tem sido a tônica dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Templo Guaracy do Brasil nas últimas décadas. Os primeiros resultados obtidos indicam que as bases do desenvolvimento espiritual estão fixadas na interação do indivíduo com a Totalidade, e o objetivo desse desenvolvimento é a Síntese da Luz. Partindo deste Princípio, deduz-se que a Fraternidade seria facilmente alcançada, não fosse toda a complexidade implícita no processo pessoal de reorganização interior. Esse processo é indispensável para que se possa estabelecer com o mundo exterior uma relação de harmonia, e não como acontece com freqüência, na forma de uma busca fanática de Deus.


Conceitos deste tipo determinaram, no Templo Guaracy do Brasil, a criação de uma pauta de investigações relacionadas a fenômenos, tais como os Mediúnicos, a Reencarnação, as Forças e Energias da Natureza, os Elementos, os Orixás, a Metafísica da Criação, a Ética Ritualística, etc. Referidos temas são abordados de modo isento e responsável, e quem os busca está inserido naquilo que o Templo Guaracy chama de Caminho de Buscador.


Investigações teóricas e práticas no campo dos fenômenos mediúnicos têm proporcionado resultados surpreendentes. Dedicado a essas investigações, o corpo mediúnico do Templo Guaracy é composto hoje por cerca de 600 médiuns, iniciados e em atividade, atuando, não apenas em sua sede em São Paulo, em Campinas, São Roque, Salvador e no Espaço Cultural Mataganza, mas também em países da Europa e América do Norte. Atualmente, o Templo Guaracy mantém atividades regulares em Genéve (Suíça), Paris, Strasbourg (França), Graz (Áustria), Quebec (Canadá), Washington, Califórnia, New York (EUA) e Sintra (Portugal). Os referidos Templos cumprem com rigor as normas legais previstas na constituição de cada país e respondem diretamente ao TGB, no que diz respeito aos fundamentos filosóficos e ritualísticos convencionados no Brasil.